sabato, aprile 24, 2010

Passas no 25 de Abril

Hoje ando com uma convicção! A convicção das passas.
Sim, ando convicta que os desejos que peço na passagem de ano são palavras que ficam presas ás grainhas das passas, que dão volta ao intestino e depois saem por ali abaixo sem sortir qualquer efeito.
Deve ser da falta de fé que tenho na passagem de ano.. Não, é que isto de ir à igreja, pedir, pedir pedir e acreditar que está lá um escrivão a tomar nota, que entrega a um estafeta, que fica retido no transito daquele portão enorme preso nas nuvens, à espera da sua vez para o entregar a quem de direito sem pedir nada em troca e tendo em atenção que este escrivão é um dos variados santos que temos à nossa escolha para que acreditar....ahhh perdi-me, ah, pois, isto faz sentido, está lá alguém a ouvir-nos, ok, já me encontrei. Então e na passagem de ano? Estamos a falar daquele milionésimo de segundo quando passamos de um ano para o outro em que ninguém nos ouve, só as passas que fazem ressoar os desejos no estômago ou será que existe um fosso onde anda escondido o baú do arco-íris que guarda os nossos desejos? Algo do género como a carta de estacionamento livre do Monopólio. O pessoal deixa lá dinheiro, dinheiro, dinheiro (neste caso desejos), chega lá um felizardo e ganha tudo.
Eu acredito no 25 de Abril. É de ressalvar o facto que também podemos escolher em quem acreditar, se no Otelo, se no Zeca, se no alvaro cunhal ou no meu tio pereira que tal como muito outros portugueses ajudaram a lutar pela liberdade e direitos neste país.
Por acreditar que esta meia noite tem maior relevância do que a passagem de ano, faço voto para que as passas mudem de dia, que os desejos se peçam àqueles que realmente fizeram por nós, àqueles que acreditaram neste país e que nas voz e gestos de todos ainda vivem.
Não tenho passas comigo, mas os desejos serão engolidos e digeridos. Voaram e brilharam com os foguetes, serão ouvidos nas musicas da revolução e juntaram-se ás vozes numa só voz que cantaram a Grândola vila morena.
Tenho dito.


Nessun commento: