domenica, luglio 02, 2006

Exposição (Introdução)

(O que vemos quando percorremos o chiado e entramos na faculdade de belas artes? Houve uma busca incessante de respostas para a palavra exposição quando passamos nestes sítios e tudo nos é exposto! Aqui vos deixo o meu trabalho de profunda observação de ambos os espaços.)



Expor, exposição, exposto, expressar ,expressivo, expresso, STOP!
Há uma busca excessiva nas palavras quando a definição não está num dicionário.
No início, a deambulação obrigatória; depois, a escolha apressada de um tema; passear, passear, fotografar, passear, passear…nada! Da minha busca incessante de imagens de coincidências, de semelhanças obvias ou diferenças extremas resultou apenas um conhecimento profundo do espaço (não propriamente do que o preenche).
Chiado, faculdade, faculdade, chiado, (convento de são Francisco), mas que semelhanças podem existir? Tantas! E tão poucas…clichés.
A procura ainda não findou.
(ponho então a mão na testa )CULTURA VISUAL!
Claro!
Olho para tudo. “Tudo” convive no mesmo espaço com mais, ou menos harmonia. a sua habitação e ocupação é que muda.
A faculdade, my work place, o chiado, o caminho até ela, o seu espaço de envolvência, the place where I have fun. Olho-os todos os dias mas tal como ás vezes estou num corredor e não numa sala ou estou no chiado e não na faculdade, também a presença dos outros não é constante! o espaço está em permanente mutação. Então é sobre ela que falarei (!) … sobre a presença efémera da exposição dos elementos nestes espaços – a faculdade de belas artes (antigo convento de são Francisco) e o Chiado.
Começa aqui a procura de definição de exposição, de estar exposto, de mostrar algo, de ver….

Nessun commento: